rss aptur youtube aptur twitter aptur facebook art&tur
 
 
 
Porquê uma conferência de Animação Turística?
Porquê uma conferência Animação Turística?
Porquê uma conferência Animação Turística?

A agenda sócio-política internacional põe em relevo um vasto conjunto de questões que afetam diretamente o setor do turismo, tal como os constrangimentos financeiros, a emergência de destinos e produtos inovadores, as preocupações com o meio ambiente e a necessidade de novas competências profissionais.

A grande diversidade de atividades de animação turística tem reflexos diretos nas organizações, quer a nível nacional quer a nível global. O rápido desenvolvimento de alguns países, como é o caso da China, da Índia, do Brasil ou de Angola, constitui um desafio para profissionais e investigadores do turismo, convidando a repensar as práticas tradicionais de animação turística e a desenvolver novos modelos de atuação neste domínio.

Os debates sobre as tendências da animação turística constituem a parte mais visível de um enorme desafio suscitado pela diversificação das atividades, que são estimuladas pelas especificidades das culturas locais nos diversos países. Com efeito, a crescente mobilidade turística põe cada vez mais em destaque a questão da interculturalidade no âmbito da animação turística. Neste novo contexto, os profissionais de animação turística têm que saber lidar com uma grande diversidade de preferências, culturas, valores, atitudes e fenómenos globais.

Por conseguinte, também no domínio da animação turística, cada vez se faz sentir mais a necessidade de cooperação e de interdependência entre os profissionais e os especialistas do meio académico, de modo a facilitar a partilha de experiências inovadores que levam à implementação de boas práticas no âmbito da animação.

Cada vez mais, é necessário adoptar estratégias criativas para fazer face a situações de rutura e descontinuidade na cadeia de valor, sendo por isso necessário mudar mentalidades, identificar novas tendências e adotar novas tecnologias e novos métodos de trabalho no âmbito da animação turística.

A globalização e as rápidas e contínuas mudanças dos mercados levam as organizações do turismo a adotarem estratégias mais diversificadas e mais flexíveis, o que por sua vez se repercute na qualidade da oferta de produtos e serviçosturística, bem como na qualidade da experiência turística. 

Questões como a multiplicidade de produtos turísticos, a globalização e a inovação no contexto internacional, entre outras, constituem um importante desafio para o desenvolvimento de modelos coerentes no domínio da animação turística, e tudo isto deve ser objeto de uma atenção cuidada por parte dos investigadores e dos profissionais do turismo.

Por conseguinte, o objetivo desta conferência é contribuir para o estabelecimento de pontes entre os domínios académico e empresarial, dando a conhecer modelos de excelência no domínio da animação, e fazendo com que este subsetor do turismo se torne cada vez eficiente.


 
Newsletter        
Subscreva a nossa Newsletter

Receba periódicamente as últimas novidades da
ICTR.


 
 
 
2012 © ICTR. Todos os direitos reservados
Design Netgócio
 
 
   
IPL Mais Centro QREN União Euroepia AIRO